História
De 1999 a 2001, foram lançadas diversas versões do M.U.G.E.N. para DOS. Em 2001 a Elecbyte abandonou a plataforma DOS e passou para Linux. Durante um período de alguns meses a companhia deixou um pedido de doações no próprio site, alegando que para fazer uma versão Windows 32-bits eles precisavam comprar um compilador profissional. A versão de windows 32-bits resolveria os problemas de manter o código no ambiente DOS, o que causava problemas principalmente para quem usava Windows XP.Em 2003, depois de conseguir doações suficientes para comprar o compilador para Windows, uma versão beta compatível com Windows foi liberada para quem doou dinheiro. Essa versão acabou vazando para o público, mas por se tratar de um beta tinha algumas limitações, como modos de jogo inacessíveis e limite de apenas dois personagens, que acabaram sendo removidas com "hacks" não autorizados. Nesta mesma época a Elecbyte fechou o site e não manteve contato com o público durante certo tempo.
Porém, em 2009, após um long hiato, a Elecbyte voltou à ativa, reformulando seu site. Durante algum tempo, houve uma certa desconfiança sobre a veracidade de tal site, devido à algumas informações contidas nele e por várias tentativas de pessoas se passarem pela Elecbyte. Em sua página, ela informa que é sim a Elecbyte, porém a equipe foi reformulada, misturando alguns dos criadores originais do Mugen com novas pessoas. Contrariando o que muitos podem pensar, a equipe não é formada, na sua maioria, por norte-americanos e sim por Filipinos.
Hoje em dia, o Mugen caminha para uma nova fase, na qual a Elecbyte caminha para fazer mudanças cada vez mais drásticas no "core" do projeto, para que o Mugen alcance um padrão cada vez melhor, expandindo as atuais limitações.
Formatos de Documentos
- SFF: Arquivo onde é localizado as sprites (imagens) dos chars, stages, intros ou endings, baseados no formato PCX (Atualmente o formato SFF2 suporta PNG). As imagens seguem uma regra de que devem possuir um fundo "transparente", que nada mais é do que uma cor não utilizada pelo char posicionada em um "box" estratégico para que o MUGEN, ao ler o pixel com a "cor transparente", não desenhe nada.
- ACT: Aqui é onde as cores utilizadas nos sprites dos chars são declaradas. Chamado de "paleta" pelos criadores, o MUGEN suporta até 12 delas de uma vez, cada uma escolhida por um botão - A, B, C, X, Y, Z - ou pela combinação dos botões anteriores com o botão START.
- SND: Onde é localizado os sons dos chars, baseado em arquivos de áudio no formato WAV.
- CMD: Arquivo onde é definido os comandos do personagem (ou "char" - abreviação do termo "Character", do inglês). A sintaxe se baseia em strings obedecendo algumas regras. Por exemplo, os botões listados em ACT são reconhecidos como a, b, c, x, y, z, respectivamente, e s, para o botão START. Os botões direcionais são reconhecidos como F, D, B, U, para "frente", "baixo", "trás" e "cima", respectivamente. Existe a combinação dos mesmos, como DF, DB, UB, UF, que significam "diagonal inferior frontal", "diagonal inferior traseira", "diagonal superior traseira" e "diagonal superior frontal", nesta ordem. Existem ainda demais caracteres reservados como o "/", que tem um significado como "pressione", entre muitos outros.
- AIR: Arquivo que contém as animações dos chars, feitos com as imagens do SFF. As animações são compostas por frames, que nada mais são do que a programação de uma ordem definida de sprites, setados em uma determinada posição em relação ao eixo do personagem e um tempo de duração desse sprite na tela. Além dos frames, cada animação possui as chamadas "caixas de colisão", que definem a área de acerto no corpo do char. Essas caixas devem ser definidas pelo criador.
- CNS: Aqui é onde são declarados as Constantes e as Definições dos States, considerado o principal arquivo dos Chars. Esses arquivos, por conterem os códigos dos chars, contém copyright de seu respectivo autor, portanto a cópia de qualquer código sem a devida autorização é severamente recriminada e punida nas maiores comunidades de M.U.G.E.N., embora a própria Elecbyte tenha decretado que pelo arquivo ser baseado em texto e processado pelo motor dessa maneira, os usuários/criadores poderiam aprender entre eles. No entanto, há uma grande controvérsia entre os criadores em questão ao uso de códigos não-autorizados. Existem criadores que permitem a total utilização de seus arquivos (tornando-os "Open Source", popularmente chamado), outros que exigem o chamado "crédito", que nada mais é do que citá-lo na documentação do char, e outros ainda que não permitem qualquer tipo de cópia, seja de código ou de sprites, embora esses últimos não pertençam a eles.
- DEF: O chamado "arquivo de definições". Esse arquivo, quando no char, define os arquivos utilizados pelo mesmo, tais como o de sprites SFF, de animações AIR, as paletas ACT, os arquivos de programação CNS e os de comando CMD. Também define-se, a partir de versões mais recentes, arquivos de "Intro" e "Ending", que são animações coordenadas em outros arquivos, um outro DEF e outro SFF. Como foi dito, o arquivo DEF também pode ser um arquivo de definição para uma intro ou um ending. Também é verdade que o arquivo DEF serve como um arquivo de definição para stages, de forma similar ao de intro e ending. Além da programção, é possível encontrar mais desses arquivos na pasta DATA do MUGEN, onde existe, junto com arquivos CFG, como definidores do "screenpack".